Em meio a um contexto de incertezas na esfera econômica e política, a Argentina testemunha uma divisão entre os três principais candidatos à Presidência: Sergio Massa, Javier Milei e Patricia Bullrich. Isso foi definido como “três terços” pela vice-presidenta Cristina Kirchner.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira, 11, Sergio Massa, atual ministro da Economia e candidato do peronismo, lidera as intenções de voto no primeiro turno com 30,6%. Em seguida, aparecem Javier Milei com 25,2% e Patricia Bullrich com 25%. Juan Schiaretti aparece com 11,8%, enquanto Myriam Bregman possui 3,9% das intenções de voto.
É interessante notar que o número de indecisos nesta pesquisa foi menor do que em levantamentos anteriores, com 2,1% dos entrevistados afirmando não saber em quem votarão. Votos em branco e nulos totalizaram 0,7%.
Houve uma queda nas intenções de voto dos três principais candidatos, que pode ser atribuída, em parte, ao crescimento de Juan Schiaretti, que subiu de 4,8% para 11,8%.
Destaca-se também a queda de Javier Milei, um candidato extremista e ultraliberal, que propõe medidas como a dolarização da economia argentina e a redução significativa do papel do Estado.
Quanto ao segundo turno, a pesquisa revela um empate técnico entre Massa e Milei, agendado para 19 de novembro, com diferentes cenários de disputa.
Confira os cenários de disputa:
- Milei: 41%; Massa: 39,3%; Brancos, nulos ou indecisos: 19,7%.
- Bullrich: 42,3%; Massa: 37,2%; Brancos, nulos ou indecisos: 20,4%.
- Bullrich: 37,4%; Milei: 32,3%; Brancos, nulos ou indecisos: 30,3%.
Esta pesquisa da AtlasIntel consultou 4.248 pessoas entre 8 e 10 de outubro, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!