Presidente Xi Jinping reúne-se com delegação do Senado dos EUA liderada pelo líder da maioria, Charles Schumer
Na tarde de 9 de outubro, o presidente Xi Jinping reuniu-se com a delegação bipartidária do Senado dos EUA liderada pelo líder da maioria, Charles Schumer, no Grande Salão do Povo.
O Presidente Xi sublinhou que a relação China-EUA é a relação bilateral mais importante do mundo. A forma como a China e os EUA se relacionam determinará o futuro da humanidade. A competição e o confronto não acompanham a tendência dos tempos. Menos ainda pode resolver os próprios problemas e enfrentar os desafios que o mundo enfrenta.
A China afirma que os interesses comuns dos dois países superam em muito as suas diferenças, e o sucesso respectivo da China e dos EUA é uma oportunidade, e não um desafio, um para o outro. A “Armadilha de Tucídides” não é inevitável e o Planeta Terra é suficientemente vasto para acomodar o respectivo desenvolvimento e prosperidade comum da China e dos EUA Dado o elevado grau de integração entre as economias chinesa e norte-americana e os seus interesses estreitamente interligados, ambos os países poderão beneficiar do desenvolvimento um do outro.
Uma recuperação global pós-pandemia, enfrentar o desafio climático e resolver os problemas internacionais e regionais exigem coordenação e cooperação China-EUA. Sendo dois grandes países, a China e os EUA devem demonstrar abertura de espírito, visão e prontidão para estar à altura da situação esperada pela comunidade internacional e agir com um sentido de responsabilidade para com a história, para com as pessoas e para com o mundo.
Os dois países devem gerir adequadamente as suas relações, respeitar-se mutuamente, coexistir em paz e prosseguir uma cooperação vantajosa para ambas as partes. Deverão trabalhar para aumentar o bem-estar dos dois povos e contribuir para o progresso humano e para a paz e o desenvolvimento mundiais. enfrentar o desafio climático e resolver os problemas internacionais e regionais exigem coordenação e cooperação China-EUA. Sendo dois grandes países, a China e os EUA devem demonstrar abertura de espírito, visão e prontidão para estar à altura da situação esperada pela comunidade internacional e agir com um sentido de responsabilidade para com a história, para com as pessoas e para com o mundo.
O Presidente Xi destacou que a civilização chinesa tem se desenvolvido ininterruptamente há mais de 5.000 anos. Sempre se esforçou para se manter atualizado com os tempos, aprendeu com os outros no espírito de inclusão e manteve uma filosofia de paz que destaca a cooperação e os intercâmbios. A China alcançou os dois milagres do rápido desenvolvimento económico e da estabilidade social a longo prazo, eliminou de uma vez por todas a pobreza absoluta e construiu uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos. Estas conquistas são possíveis porque o país encontrou um caminho de desenvolvimento que se adapta às suas condições nacionais, satisfaz as expectativas do povo e tem o apoio do povo.
A China manter-se-á no caminho do socialismo com características chinesas e promoverá a modernização chinesa em todas as frentes. Continuará empenhado no desenvolvimento pacífico e trabalhará com todos os países do mundo para construir uma comunidade com um futuro partilhado para a humanidade. A China saúda as visitas de mais membros do Congresso dos EUA para obter uma melhor compreensão do passado, presente e futuro da China. Espera-se que as duas legislaturas tenham mais interacções, diálogos e intercâmbios para aumentar a compreensão mútua e dar um contributo positivo para a estabilização e melhoria da relação China-EUA.
O Senador Schumer e outros membros da delegação expressaram o seu prazer em visitar o belo país da China e o seu apreço ao lado chinês pela sua hospitalidade. Durante a visita, sentiram o vigor e o potencial do desenvolvimento da China. Partilharam as suas opiniões e sugestões sobre questões relevantes nas relações China-EUA, observando que uma relação estável EUA-China é de vital importância não só para os dois países, mas também para a paz e o desenvolvimento mundiais. O desenvolvimento e a prosperidade da China são bons para o povo americano. O lado dos EUA não procura um conflito com a China, nem procura dissociar-se. Os EUA estão dispostos a reforçar o diálogo e a comunicação com a China de uma forma aberta e sincera, baseada no respeito mútuo, a gerir de forma responsável a relação bilateral e a estabilizar e reforçar as relações EUA-China.
Wang Yi esteve presente na reunião.
Fonte: fmprc.gov.cn