Mauro Vieira defende a solução de dois estados no conflito entre Israel e Palestina

Marcelo Camargo/ABr

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, fez uma declaração em Jacarta, Indonésia, nesta segunda-feira, 9, enfatizando a insustentabilidade da situação atual entre Israel e Palestina. Ele defendeu a necessidade de estabelecer “fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas” entre os dois países.

“Todos deveriam imediatamente interromper a violência e exercer o máximo de autocontenção para evitar que a situação escale ainda mais. Sob a presidência brasileira do Conselho de Segurança das Nações Unidas, vamos redobrar os esforços multilaterais para conter a espiral de violência e para desbloquear o processo de paz”, declarou.

“A atual dinâmica entre Israel e Palestina é insustentável e uma solução é necessária para essa situação, com Israel e Palestina convivendo em paz e segurança, com fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas”, prosseguiu.

O chanceler brasileiro também reiterou a condenação do Brasil aos ataques contra Israel, expressou condolências às vítimas e enfatizou a urgência de iniciativas da comunidade internacional para conter a escalada do conflito.

Durante sua visita a Jacarta, Mauro Vieira se encontrou com a ministra das Relações Exteriores da Indonésia, Retno Marsudi, em uma reunião de trabalho.

Durante o encontro, discutiram as perspectivas de expansão e diversificação do comércio bilateral, bem como o interesse da Indonésia em cooperar na área de biocombustíveis e em atrair investimentos brasileiros em setores como a produção de alimentos.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.