Bloco de países do Ocidente declara apoio irrestrito a Israel

Foto: Gideon Markowicz/EPA/Agência Lusa

Nesta segunda-feira, 9, os Estados Unidos, França, Alemanha, Grã-Bretanha e Itália emitiram uma declaração conjunta de apoio irrestrito ao estado de Israel, enquanto condenam veementemente as atividades do grupo Hamas.

Esses cinco países ocidentais reiteraram sua determinação em manter uma frente unificada e coordenada, com o objetivo de assegurar que Israel mantenha sua capacidade de autodefesa e para estabelecer as bases necessárias para uma região do Oriente Médio mais pacífica e unificada.

“Deixamos claro que as ações do Hamas não têm justificativa nem legitimidade e devem ser condenadas universalmente”. A nota foi assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente francês, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Olaf Scholz, bem como os primeiros-ministros britânico, Rishi Sunak, e italiano, Giorgia Meloni. Esta declaração foi transmitida, em particular, por Emmanuel Macron no Twitter.

“Nossos países apoiam Israel em seus esforços para se defender e proteger seu povo contra essas atrocidades”, prosseguiu o bloco. “Reconhecemos as aspirações legítimas do povo palestino e apoiamos medidas justas e igualitárias para israelenses e palestinos”.

“No entanto, não nos iludamos: o Hamas não representa essas aspirações e oferece ao povo palestino nada além de terror e derramamento de sangue”, completa.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.