“A eclosão das hostilidades entre o HAMAS [Movimento da Resistência Islâmica da Palestina] e Israel no 50.º aniversário do início da Guerra do Yom Kippur já era um acontecimento esperado[…] O conflito entre Israel e a Palestina dura décadas. E os Estados Unidos são um ator chave ali”, afirmou Dmitry Medvedev no sábado (7), ao comentar o aumento da violência na Faixa de Gaza.
Medvedev criticou os Estados Unidos por não se empenharem de forma efetiva na busca por uma solução para o prolongado conflito entre Israel e os palestinos.
O vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa criticou Washington por demonstrar uma “paixão maníaca” por conflitos em todas as regiões do mundo.
Em sua primeira resposta ao conflito em curso entre palestinos e israelenses, a porta-voz da Chancelaria russa, María Zakharova, afirmou que a violência atual é uma “consequência direta da falha crônica do cumprimento das resoluções das Nações Unidas e do seu Conselho de Segurança e o bloqueio do Ocidente ao trabalho do Conselho de Segurança”.