Menu

Membros do PT pressionam Lula para criação de um novo ministério

Segundo a coluna do Lauro Jardim, do O GLOBO, a recente escalada de violência nos últimos dias aumentou a pressão para que Lula cumpra uma antiga promessa de campanha e parte de seu plano de governo, que é a reinstauração do Ministério da Segurança Pública. No final de 2022, quando anunciou Flávio Dino, Lula expressou […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Agência Brasil

Segundo a coluna do Lauro Jardim, do O GLOBO, a recente escalada de violência nos últimos dias aumentou a pressão para que Lula cumpra uma antiga promessa de campanha e parte de seu plano de governo, que é a reinstauração do Ministério da Segurança Pública.

No final de 2022, quando anunciou Flávio Dino, Lula expressou sua intenção de manter a separação das duas pastas, porém, destacou que sua prioridade inicial era “consertar” o funcionamento do Ministério da Justiça.

Neste momento, a divisão das pastas se deparou com uma situação desafiadora e voltou a ser amplamente apoiada por membros do PT como uma medida imediata para demonstrar à população que o governo está empenhado em combater a criminalidade.

O deputado Jilmar Tatto (PT-SP) é um dos defensores da ideia de separar as duas áreas.

Lula disse a Dino que não pretende separar a pasta

Enquanto uma ala do PT está intensificando seus esforços em favor da separação da Segurança Pública do Ministério da Justiça, o presidente Lula (PT) informou ao ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), e ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, que não tem planos de alterar a estrutura do ministério.

A conversa foi relatada à CNN por fontes ligadas ao sistema de Justiça e também confirmada por pessoas próximas ao presidente.

Desde que o nome de Dino começou a ser considerado como uma possível escolha para ocupar a vaga de Rosa Weber no STF, membros do PT têm conduzido uma campanha nos bastidores para pressionar Lula a restabelecer o Ministério da Segurança Pública, que historicamente esteve sob a alçada do Ministério da Justiça.

A pressão do PT começou nos bastidores, mas se intensificou e se tornou uma crise quando membros do partido, incluindo o deputado Jilmar Tatto (SP) e o secretário de Segurança Pública de Diadema, Benedito Mariano, começaram a fazer declarações públicas sobre o assunto. Isso causou irritação no ministro da Justiça.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Patriotário

13/10/2023 - 13h20

O arrombamento da hemorroida da fanta que cheira coca é colossal … dá pra passar uma carreta de 450 eixos.
Claro que a boca está bem ocupada, lambendo ovo de miliciano

Fanta

08/10/2023 - 08h06

A incompetência do ministro Momo é notória.


Leia mais

Recentes

Recentes