O presidente expressou sua surpresa diante dos ataques direcionados a civis em Israel, neste sábado (7), por meio das redes sociais. Lembrando que o Brasil ocupa a presidência do Conselho de Segurança da ONU, Lula afirmou que está comprometido em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para deter o aumento da violência naquela região.
Leia também: Governo brasileiro se posiciona sobre os ataques a Israel
“O Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU”, escreveu o presidente em uma rede social.
Lula reiterou o compromisso da política externa brasileira em favor da coexistência de dois Estados, tanto o de Israel quanto o da Palestina. Ele fez um apelo à comunidade internacional, instando-a a reiniciar as negociações visando a um acordo de paz na região.
Leia também: O ataque surpresa do Hamas contra Israel
“Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados”, destacou.