Bolsonaro usa ataque em Israel para criticar Lula

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro utilizou as redes sociais para expressar sua desaprovação pelos ataques terroristas conduzidos pelo braço armado do Hamas contra Israel neste sábado (7). No entanto, ele aproveitou a ocasião para fazer críticas ao presidente Lula.

Em sua rede social, Bolsonaro aproveitou da triste situação e destacou que o Hamas havia parabenizado Lula por sua vitória nas eleições de outubro de 2022.

“Pelo respeito e admiração ao povo de Israel repudio o ataque terrorista feito pelo Hamas, grupo terrorista que parabenizou Luís Inácio Lula da Silva quando o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o anunciou vencedor das eleições de 2022”, escreveu o ex-presidente.

A tentativa de estabelecer uma conexão entre Lula e o Hamas foi repetida por apoiadores de Bolsonaro ao longo do dia. O filho do ex-presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), afirmou que o grupo é simpatizante de Lula e instou a “parte esquerdista” da comunidade judaica brasileira a compreender “o que está em jogo”.

“Já falam num apagão da inteligência de Israel, talvez provocada por cisões internas. Fato é que Israel está sob ataque e provavelmente muitos foram sequestrados. Espero que a parte esquerdista da comunidade judaica brasileira entenda o que está em jogo. Israel não pode se dar ao luxo de errar em sua defesa nacional. Com terrorista não se negocia. Orem por Israel”.

As relações entre Jair Bolsonaro e Israel sempre foram controversas. Logo após sua eleição em 2018, o ex-presidente anunciou sua intenção de mudar a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, uma decisão que gerou protestos e críticas por parte de líderes do mundo árabe.

O setor oriental de Jerusalém é considerado território ocupado pela ONU e é reivindicado pelos palestinos como a futura capital do Estado Palestino. Apesar disso, membros do governo Bolsonaro haviam indicado que a transferência da embaixada para Jerusalém era uma medida que seria implementada. No entanto, essa promessa não foi cumprida durante o mandato de Bolsonaro como presidente do Brasil.

O governo brasileiro manifestou sua condenação aos ataques aéreos e terrestres conduzidos hoje em Israel a partir da Faixa de Gaza pelo Hamas. Em um comunicado divulgado neste sábado, o tamaraty também anunciou que, na qualidade de presidente do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil convocará uma reunião de emergência do órgão.

Rhyan de Meira: Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.