O ato terá início às 8h, em frente ao Torre Pituba, no Itaigara
Continuando as comemorações dos 70 anos da Petrobrás, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), junto com Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA) e demais associações que representam a categoria petroleira, convocam um ato em defesa das estatais na sexta-feira, 6, a partir das 8h, em frente ao Torre Pituba, edifício sede da empresa, em Salvador.
A história do petróleo brasileiro e da categoria petroleira começou na Bahia. Foi no Estado onde nasceu a primeira refinaria brasileira, o primeiro sindicato petroleiro – o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Petróleo (Stiep) e os primeiros profissionais que aprenderam o ofício da produção, extração e refino do petróleo. Eles ‘exportaram’ o conhecimento para que a Petrobrás se transformasse em uma gigante petrolífera.
A manifestação contará com a participação dos movimentos sociais e populares, além do movimento estudantil e caravanas do interior da Bahia e demais estados do Brasil. Todos unidos na luta contra as privatizações e pela reestatização da Eletrobrás e dos ativos da Petrobrás que foram vendidos na gestão Bolsonaro.
O coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, afirma que esse encontro “é um marco para o momento de reconstrução da Petrobrás. A tarefa será árdua, dado o tamanho do desmonte da companhia e das estatais em geral, provocado pelo governo anterior, que vendeu 68 ativos estratégicos da Petrobrás”.