Banco Mundial estima crescimento de 5,1% da economia chinesa em 2023
Xinhua – O Banco Mundial projetou neste domingo (1), um crescimento de 5,1% para a economia chinesa em 2023, de acordo com sua recém-lançada Atualização Econômica da Ásia Oriental e Pacífico. “A China possui forças notáveis”, disse Aaditya Mattoo, economista-chefe para a Ásia Oriental e Pacífico do Banco Mundial, durante uma coletiva de imprensa em resposta a uma pergunta da Xinhua.
“Ela mostrou sua grande profundidade na manufatura, não apenas na manufatura básica, mas também no tipo de manufatura inovadora em que a China está ingressando, no tipo de capacidade humana que está sendo criada na China”, afirmou o economista. Mattoo observou que a China planeja assegurar uma melhor qualidade de crescimento e não apenas pensar em como o crescimento pode ser acelerado a curto prazo. “Quanto a China vai crescer é uma pergunta menos interessante do que como a China escolhe crescer”, disse ele.
De acordo com as projeções, o crescimento na região da Ásia Oriental e Pacífico deste ano é maior do que a média prevista para todos os outros mercados emergentes e economias em desenvolvimento. Espera-se que permaneça forte em 5% em 2023, mas diminuirá no segundo semestre de 2023 e está previsto para ser de 4,5% durante 2024, mostra o relatório, acrescentando que a economia da China é projetada para ser de 4,4% em 2024.
“A região da Ásia Oriental e Pacífico continua sendo uma das regiões de crescimento mais rápido e mais dinâmicas do mundo, mesmo que o crescimento esteja se moderando”, disse a Vice-Presidente para a Ásia Oriental e Pacífico do Banco Mundial, Manuela V. Ferro. “No médio prazo, sustentar um alto crescimento exigirá reformas para manter a competitividade industrial, diversificar os parceiros comerciais e liberar o potencial de aumento de produtividade e criação de empregos do setor de serviços”, afirmou Ferro.