Membros da articulação política do Palácio do Planalto afirmaram que as obstruções e articulações do centrão por mais cargos no governo não devem interferir no planejamento previsto pela equipe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).
O esboço do planejamento obtido com exclusividade e publicado pela coluna na semana passada revela que o Planalto não deve sofrer muitas alterações. Além disso, o governo parece estar tratando a situação como algo comezinho e corriqueiro que deve ser resolvido em breve,
No Congresso Nacional, fontes da bancada petista reforçam essa impressão e revelação em caráter reservado para a coluna que até o momento não há qualquer direcionamento concreto, diferente do que foi em outros momentos. A despreocupação pode indicar que as obstruções é mais barulho do que algo concreto de fato.
Parece que o governo segue a orientação dada por Lula ainda em maio quando, durante um evento, afirmou que: “Não pode se assustar com a política”.
Entre alguns parlamentares há o entendimento de que se o centrão decidir dobrar aposta contra pautas importantes, será acusado de atrasar o país em detrimento de interesses pessoais. Um exemplo disso é que após inúmeras ameaças, a Medida Provisória do Desenrola Brasil foi aprovado com tranquilidade no senado, indo para sanção presidencial.