Desemprego cai e fica no menor nível desde 2015

REPRODUÇÃO

De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,8% no trimestre que encerrou em agosto. Esse índice está em conformidade com as expectativas.

Este dado demonstra uma redução de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, ou seja, comparado ao período de março a maio de 2023. Além disso, é importante notar que este é o índice mais baixo desde fevereiro de 2015, quando atingiu 7,5%. Em comparação com o mesmo período de 2022, a taxa de desemprego registrou uma queda de 1,1 ponto percentual.

No trimestre encerrado em agosto último, o número de pessoas desempregadas foi de 8,4 milhões, representando o menor contingente desde o trimestre finalizado em junho de 2015, quando havia 8,5 milhões de desempregados.

Isso corresponde a uma diminuição de 5,9% em relação ao trimestre anterior (março a maio de 2023), o que equivale a 528 mil pessoas a menos desempregadas no país. Em comparação anual, a queda é ainda mais significativa, totalizando 13,2%, o que representa 1,3 milhão de pessoas a menos desempregadas.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.