A Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi alvo de ameaças online após a equipe de seu ministério assistir à final da Copa do Brasil no estádio Morumbi, onde Flamengo e São Paulo se enfrentaram no último fim de semana. A informação é do colunista Lauro Jardim, no O Globo.
As ameaças, atualmente sob investigação, foram comunicadas ao Ministério da Justiça pela assistente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e estão relacionadas aos posts que levaram à demissão de sua assessora, Marcelle Decothié.
Estes posts continham críticas à torcida do time paulista e algumas mencionavam a vereadora Marielle Franco, irmã da ministra que foi assassinada em março de 2018.
Entre os comentários ameaçadores dirigidos a Anielle Franco, destacam-se: “Espero que tenha o mesmo destino que a irmã… Nenhuma das inúteis fará falta”, em referência ao trágico assassinato de Marielle em março de 2018. O mesmo usuário prosseguiu com insultos como “Piranha (…). Aqui é São Paulo, sua vaca suja”.
Outras mensagens, de diferentes autores, afirmaram: “Vagabunda. Vadia (…). Por que você não estava naquele carro?”, fazendo alusão ao local do crime onde a ex-vereadora do PSOL no Rio de Janeiro foi assassinada no banco de trás de um veículo.
Um terceiro usuário enviou a seguinte mensagem: “Você tem que morrer como sua irmã, sua vaca”. E um quarto acrescentou: “Satanás te espera junto com sua irmã”.
A equipe liderada por Flávio Dino tomará medidas legais ao acionar a Polícia Federal nesta sexta-feira (29) para investigar esses conteúdos ofensivos e ameaçadores. Com temor pela sua própria integridade física, Anielle Franco solicitou proteção e escolta até que os ataques cessem.
Confira!