Um levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas nesta quarta-feira, 27, mostra que apesar do favoritismo na disputa pela prefeitura de São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) viu o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), chegar na sua cola.
De acordo com a pesquisa, enquanto o psolista registra 35,1% de preferência dos paulistanos, o prefeito do MDB já chegou a 29% das menções. Faltando praticamente 1 ano para a eleição, a recuperação de Nunes é um ponto positivo para ele, mas um sinal amarelo para o entorno de Boulos.
Na minha opinião, a recuperação do atual prefeito da capital paulista é algo mais do que lógico, pois nenhum político com a caneta e a máquina em mãos é tão incompetente a ponto de não chegar competitivo no pleito, ainda mais quando trata-se da busca pela reeleição, como é o caso de Nunes que governa a maior cidade da América Latina.
Apesar de não cometer a irresponsabilidade de comparar duas pesquisas diferentes, quando a pesquisa Datafolha foi divulgada no mês passado, chamei atenção que Boulos teria vida dura na próxima eleição.
LEIA: A surpresa do Datafolha em SP
Mas voltando a pesquisa de hoje, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparece na terceira colocação com 7,5%, enquanto que Kim Kataguiri (UB) surge com 5,3% e Vinícius Poit (NOVO), com 2,8%. Não sabem ou não responderam são 5,7% e 14,6% declaram que vão votar em branco.
O que também chama atenção é que na pesquisa espontânea, cerca de 80,2% dos paulistanos que foram entrevistados pelo Paraná Pesquisas diz que ainda não sabe em quem vai votar. Por outro lado, Boulos e Nunes também estão bem próximos, indicando uma disputa acirrada. No caso do psolista, ele é citado espontaneamente por 4,7% e Nunes por 3,5%, distância de apenas 1,2%.
Outros 7,9% dos eleitores diz que vai votar em branco. Outros candidatos, como Kataguiri, Tabata Amaral e Vinicius Poit, aparecem abaixo de 1%. Outros 7,9% dos eleitores diz que vai votar em branco. Nomes como Kataguiri, Tabata Amaral e Vinicius Poit, aparecem abaixo de 1%.
Por fim, a pesquisa nos mostra a avaliação dos paulistanos em relação a gestão de Nunes: 60,8% aprova, 34,9% desaprova e 4,3% não sabe ou não respondeu. O Paraná Pesquisas ouviu 1.066 eleitores da capital paulista entre os dias 21 e 24 de setembro. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.