Presidente do Azerbaijão espera reintegração bem-sucedida dos armênios de Karabakh

REUTERS

TASS – A reintegração dos arménios de Karabakh na sociedade do Azerbaijão será bem sucedida, disse o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev.

“A cidade de Yevlakh acolheu uma reunião entre representantes dos arménios de Karabakh e funcionários das agências estatais do Azerbaijão há alguns dias. Outra reunião está a decorrer hoje em Khankendi. Ainda não recebi um relatório sobre o seu resultado, mas tenho a certeza que o processo de reintegração dos arménios de Karabakh na sociedade do Azerbaijão prosseguirá com sucesso”, afirmou Aliyev após conversações com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, em Nakhchivan, Azerbaijão.

Segundo Aliyev, embora tenham passado apenas cinco dias desde o fim de uma operação antiterrorista em Karabakh, o Azerbaijão já está a enviar ajuda humanitária aos arménios de Karabakh. “Isto mostra mais uma vez que as pessoas que vivem na região de Karabakh são cidadãos do Azerbaijão, independentemente da sua origem étnica e que o governo do Azerbaijão garantirá a sua segurança e direitos”, sublinhou Aliyev.

Em 19 de setembro, as tensões aumentaram novamente em Nagorno-Karabakh. Baku anunciou que estava a lançar o que descreveu como “medidas antiterroristas locais” e exigiu a retirada das tropas arménias da região. 

Yerevan, por sua vez, disse que não havia forças armênias em Karabakh, chamando o que estava acontecendo de “um ato de agressão em grande escala”. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia apelou às partes para que ponham fim ao derramamento de sangue e retomem os esforços para resolver a questão diplomaticamente. 

Em 20 de Setembro, o Ministério da Defesa do Azerbaijão anunciou que um acordo sobre a suspensão das medidas antiterroristas em Karabakh tinha sido alcançado através da mediação da missão de manutenção da paz da Rússia.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.