Começou a votação para os conselhos Fiscal e Deliberativo da Petros

DIVULGAÇÃO

A eleição da Fundação Petrobrás de Seguridade Social (Petros) começou nesta segunda-feira, 25, às 9h, e vai até as 17h do dia 9/10. Os participantes e assistidos poderão escolher seus representantes nos conselhos Deliberativo e Fiscal, pela página e pelo aplicativo da Petros ou pelo telefone. O Conselho Deliberativo, órgão máximo da Petros, é responsável pela aprovação da política geral de administração da Fundação e de seus planos.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) se uniram no pleito, em defesa das aposentadorias, com a chapa “Unidos pelo Futuro da Petros”.

Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, explica que desde 2016 existe um movimento da categoria que defende mudanças na gestão e reivindica que 50% da diretoria da Fundação seja eleita pelos trabalhadores. “A categoria petroleira precisa ter gestão sobre o que é feito no fundo de pensão”, destaca. Atualmente, a gestão da Petros é formada apenas por indicação.

A Petros é o segundo maior fundo de pensão do país e vem sofrendo diversos problemas estruturais e de gestão, entre eles a dificuldade de trabalhadores aposentados e pensionistas para terem acesso à  aposentadoria. Uma das medidas que afeta diretamente a garantia desse direito são os Programas de Equacionamento de Déficit (PEDs), implementados nos anos de 2015, 2018 e 2021. Os PEDs são planos de ação realizados pela Petrobrás para equilibrar as finanças do fundo de pensão. Entretanto, esses programas podem vir a reduzir benefícios e prejudicar o pagamento de aposentadorias.

A votação será realizada entre os dias 25 de setembro e 9 de outubro, pela internet, aplicativo ou telefone. Confira os nomes e números das chapas apoiadas pela FUP.

Posição da Federação

A FUP orienta aposentados e pensionistas a votarem 65 para o Conselho Deliberativo (Radiovaldo Costa, Sindipetro-BA e Getúlio da Cruz, Astape-BA) e 51 para o Conselho Fiscal (Silvio Sinedino, Sindipetro-RJ/AEPET e João Antonio de Moraes, Sindipetro-SP). Para os que estão na ativa a sugestão é que votem 66 (Vinícius Camargo, Sindipetro-RJ e Rafael Prado, Sindipetro-SJC – candidatos da ativa) para o Conselho Deliberativo e 51 para o Conselho Fiscal.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.