A aprovação de Lula segundo a Atlas/Intel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira, mantém uma aprovação de 52%, com uma queda de um ponto percentual em relação a julho. Ao mesmo tempo, 46% desaprovam seu desempenho na Presidência, mantendo-se no mesmo patamar do levantamento anterior.

De acordo com a pesquisa, 44% dos entrevistados têm uma visão positiva do governo de Lula, o mesmo número de dois meses atrás. Por outro lado, aqueles que o veem de forma negativa aumentaram para 42%, em comparação com os 40% registrados em julho. Os que o avaliam como regular são 13%, em queda de 16% antes. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, destacou que a aprovação de Lula permaneceu constante nos últimos seis meses, refletindo o clima de polarização política persistente após as eleições presidenciais.

“A aprovação do Lula se manteve constante ao longo dos últimos seis meses, sem movimentos expressivos de aumento ou queda, em decorrência do clima de polarização política que se manteve mesmo depois da conclusão do ciclo eleitoral presidencial. Existem, no entanto, alguns sinais de alarme nessa última rodada da pesquisa”, disse o CEO da Atlas.

No entanto, Roman observou preocupações, especialmente em relação à segurança pública, que teve um desempenho ruim em algumas regiões do Nordeste do país, tradicionalmente favoráveis a Lula.

“Segurança pública, por exemplo, é a dimensão setorial com o pior desempenho para o governo — 47% de péssimo — e afeta primordialmente a Região Nordeste do país em Estados como Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte, que ainda constituem o bastião de apoio ao Lula. Isso revela uma vulnerabilidade cada vez maior, que poderá afetar as próximas rodadas”, acrescentou.

A pesquisa também avaliou diferentes áreas do governo, revelando que direitos humanos e igualdade racial tiveram uma avaliação positiva de 49%, enquanto segurança pública recebeu apenas 36% de avaliação ótima ou boa.

Comparando Lula ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a pesquisa indicou que Lula foi considerado melhor em todas as áreas pesquisadas pela AtlasIntel. Nas relações internacionais, 56% dos entrevistados acreditam que Lula teve um desempenho melhor, enquanto 38% pensam o contrário.

A pesquisa também abordou questões como reforma tributária, legalização do aborto e da maconha, bem como a confiança no Supremo Tribunal Federal (STF) e seus ministros.

A AtlasIntel conduziu a pesquisa online com 3.038 entrevistados entre os dias 20 e 25 de setembro.

Com informações da Reuters

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.