Menu

A covardia em verde-oliva

A extrema-direita usa até hoje como subterfúgio para suas teses golpistas uma suposta “coragem” dos militares para enfrentar qualquer desafio. Porém, quando a realidade bate a porta o que podemos perceber é sempre o oposto, a frouxidão dos fardados nos momentos em que são confrontados. Desta vez, quem assumiu o papel de frouxo foi o […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REPRODUÇÃO

A extrema-direita usa até hoje como subterfúgio para suas teses golpistas uma suposta “coragem” dos militares para enfrentar qualquer desafio. Porém, quando a realidade bate a porta o que podemos perceber é sempre o oposto, a frouxidão dos fardados nos momentos em que são confrontados.

Desta vez, quem assumiu o papel de frouxo foi o general Augusto Heleno, que apesar da idade avançada ainda tem garganta e alguns neurônios para sair em defesa de golpista. Pois bem, o ex-chefe do GSI do Governo Bolsonaro resolveu recorrer ao STF (risos) para não depor a CPMI do Golpe.

A defesa do general enviou o pedido a Suprema Corte nesta segunda-feira, 25. O argumento principal é que Heleno não seja obrigado a prestar depoimento. Vale lembrar que a oitiva para ouvir o militar está previsto para acontecer nesta terça-feira, 26.

Ainda no pedido, a defesa alega que apesar do general ter sido convocado como testemunha, ele está sendo alvo de acusações na própria convocação, supostamente colocando em uma posição de investigado. Com isso, a defesa diz que Heleno tem o direito de não comparecer ao depoimento para evitar a autoincriminação. 

“O Paciente está, portanto, na iminência de sofrer nova ilegalidade, em razão de a sua convocação para prestar depoimento naquela comissão na suposta condição de testemunha, quando todos os demais atos daquela Comissão indicam que, na realidade, o Paciente está sendo investigado”, afirma a defesa no documento. O relator do pedido será o ministro Cristiano Zanin.

É preciso lembrar da ironia do destino, pois sabidamente o general Augusto Heleno foi um dos fizeram coro aos ataques golpistas de Jair Bolsonaro contra a Suprema Corte. Foi o mesmo Heleno que, durante os anos de governo da extrema-direita, passou a mão na cabeça de Bolsonaro quando o mesmo atentava contra as instituições.

Em 10 de setembro de 2021, três dias após os ataques de Bolsonaro contra o STF durante as manifestações do 7 de Setembro, Heleno publicou um vídeo no Twitter onde tentou colocar panos quentes diante do iminente risco de prisão do seu chefe.

“A esquerda, apesar de sua passagem desastrosa pelo poder, segue unida e querendo voltar. Ela sofreu também um duro revés: descobriu que o presidente Bolsonaro não tinha qualquer intenção de dar o golpe”, disse no vídeo.

Na sanha de defender o golpista, Heleno chegou a insultar a inteligência dos brasileiros quando disse que Bolsonaro tinha “um formidável senso político”. “Nosso presidente possui um formidável senso político. Ele quer país que preserve as liberdades individuais, instituições nacionais, a independência e harmonia dos poderes, a paz e a democracia”, disparou. Heleno encerrou o vídeo com a afirmação folclórica de que o governo Bolsonaro não era corrupto.

Relembre!

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Patriotário

28/09/2023 - 14h00

hahahahahahaha eu pensava que era a CARLUXA MANJA ROLEX mas reparando melhor o nome, deve ser a 04. essa coca e’ FANTA hahahahahahahahahahahhahahahahha

Luiz

26/09/2023 - 06h45

Oferecer dinheiro em troca de votos me lembrei do auxílio Brasil, auxílio caminhoneiro, auxílio taxista e etc…

Paulo

26/09/2023 - 00h00

O tanto quanto se bate nas FFAA brasileiras é algo realmente inusual. Não que não mereçam críticas, em algumas eventualidades, inclusive nas aqui retratadas. Mas as FFAA, apesar de tudo, são ainda um Instituição da mais alta respeitabilidade e guardiãs da liberdade em nossa pátria. Imaginem se fossem facilmente cooptadas pelos políticos, como ocorreu, com consequências trágicas, na Venezuela…

Fanta

25/09/2023 - 19h39

As forças armadas nao fizeram absolutamente nada para salvar os brasileiros da eleiçào do Larapio e facçao de bandidos, nada tem o PT e merdume afim a reclamara a respeito.

Viram todas as movimentaçoes do STF para tirar o rato da republica dos processo e depois para nomealo Presidente no TSE (sabendo que o Larapio é de longe o sujeito mais rasteiro e baixo da politica brasileira, o unico que nao possui o minimo escrupulo em explorar a ingenuidade e o analfabetismo de dezenas de milhoes de pessoas e oferecer dinheiro em troca de voto).

Os fatos dizem isso claramente o resto sao invençoes.


Leia mais

Recentes

Recentes