Vice-presidente chinês se reúne com Guterres e Blinken antes de sessão da ONU

reprodução

(Xinhua) – O vice-presidente chinês Han Zheng, reuniu-se aqui na segunda-feira com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, respectivamente, à margem da 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU (AGNU).

Han disse a Guterres que o mundo atual está enfrentando mudanças aceleradas nunca vistas em um século, com vários fatores instáveis e incertos entrelaçados.

Quanto mais complexa e sombria for a situação internacional, mais necessário será manter o multilateralismo genuíno e mais o mundo precisará de uma ONU forte, disse ele.

A visão de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, a Iniciativa do Cinturão e Rota, a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global — propostas pelo presidente chinês Xi Jinping — estão altamente alinhadas com os ideais e objetivos das Nações Unidas, e foram amplamente reconhecidas e ativamente apoiadas pela comunidade internacional, assinalou Han.

A China será, como sempre, construtora da paz mundial, contribuinte para o desenvolvimento global e defensora da ordem internacional, e apoiará as Nações Unidas no desempenho de um papel central nos assuntos internacionais, reteirou o vice-presidente chinês.

De sua parte, Guterres agradeceu à China seu firme apoio à causa da ONU e elogiou as importantes iniciativas propostas pelo presidente chinês.

Durante sua reunião com Blinken, Han ressaltou que uma relação saudável e estável entre a China e os EUA é boa para os dois países e para o mundo.

Descrevendo o desenvolvimento da China como uma oportunidade em vez de um desafio, um ganho em vez de um risco para os Estados Unidos, Han acredita que os dois lados podem bem contribuir para o progresso um do outro e alcançar uma prosperidade comum.

Ele disse que a China mantém a consistência e a estabilidade em sua política em relação aos Estados Unidos, seguindo os três princípios apresentados pelo presidente Xi Jinping, ou seja, respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação de benefício mútuo, ao ver e ao tratar das relações entre a China e os EUA.

Han expressou a esperança de que os Estados Unidos trabalharão com a China para dar continuidade ao importante consenso alcançado pelos chefes de Estado dos dois países em Bali, na Indonésia.

Segundo ele, os dois lados precisam tomar medidas práticas, criar condições favoráveis e fazer mais para promover a compreensão, a confiança mútua e a cooperação mutuamente benéfica, de modo a trazer as relações entre a China e os EUA de volta a um caminho saudável e estável e proporcionar benefícios aos dois países e ao resto do mundo.

Blinken, por sua vez, disse que os Estados Unidos esperam fortalecer a comunicação com a China, gerenciar as diferenças e avançar na cooperação. 

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.