Nesta quarta-feira, 20, durante o encontro bilateral em Nova York com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, admitiu que ficou satisfeito em colaborar com o Brasil.
O chefe da Casa Branca também elogiou o compromisso dos dois países em “promover o crescimento econômico inclusivo e defender os direitos humanos, incluindo os direitos dos trabalhadores”.
Mais cedo, Brasil e EUA lançaram a iniciativa da “Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras”. O objetivo é enfrentar pontos sensíveis como a precarização do mercado de trabalho global e impulsionar o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
“É uma honra lançar essa nova parceria,” disse Biden. O presidente estadunidense disse que guarda grandes expectativas com a liderança de Lula na presidência do G20.
“Senhor presidente, obrigado por estar aqui hoje e espero continuarmos a trabalhar juntos para construir um mundo melhor durante sua presidência do G20. Eu tenho muita expectativa de trabalhar com o senhor neste sentido”.
Por sua vez, o chefe de estado brasileiro destacou a importância do encontro e a necessidade de uma ação coletiva entre os países para proteger os direitos dos trabalhadores. Lula chegou a falar em ‘renascer’ da relação Brasil-EUA.
“Esse encontro para mim é mais que uma bilateral, é o renascer de um novo tempo na relação Estados Unidos-Brasil. Uma relação de iguais, soberana, mas de interesses comuns em benefício do povo trabalhador”, afirmou o presidente.
Assista o discurso!