TASS – O presidente russo, Vladimir Putin, acredita que a situação económica em vários indicadores-chave é melhor do que o projectado anteriormente.
“Gostaria de dizer desde já que numa série de indicadores-chave a situação é muito melhor do que o anteriormente projectado”, disse ele numa reunião sobre o projecto de orçamento federal para 2024-2026.
Apesar das previsões negativas, o PIB da Rússia poderá crescer 2,8% até ao final do ano, disse Putin. “Em abril deste ano, o crescimento do PIB deste ano era esperado em 1,2%. Inicialmente, alguma contração [do PIB] foi projetada inicialmente, embora mais tarde a perspectiva tenha sido ajustada para um crescimento de 1,2%, embora na verdade já tenhamos ultrapassado essa marca, e o crescimento do PIB possa atingir 2,5%. % até o final do ano, talvez até 2,8%”, acrescentou o presidente.
A economia da Rússia tem enfrentado uma pressão externa sem precedentes e recuperou totalmente, tendo o PIB do país atingido o nível de 2021, observou Putin.
“No geral, é seguro dizer que a fase de recuperação da economia russa terminou. Lidamos com uma pressão externa absolutamente sem precedentes, a pressão de sanções de algumas elites dominantes no chamado bloco ocidental, algumas elites dominantes em certos países que chamamos de hostil”, disse ele, acrescentando que “o PIB da Rússia atingiu o nível de 2021”.
Além disso, o Presidente Russo encarregou o governo e o Banco Central de tomar medidas para apoiar a moeda nacional.
“Obviamente, um dos principais problemas está relacionado com a aceleração da inflação agora, sendo o enfraquecimento do rublo claramente o factor chave aqui”, disse ele.
“É necessário compreender claramente as suas razões e tomar medidas oportunas. Estou confiante de que o governo e o Banco Central trabalharão profissionalmente”, observou Putin.