Putin diz que a obtenção de jatos F-16 pela Ucrânia não mudará nada, mas prolongará a guerra

O presidente russo, Vladimir Putin, faz um discurso durante uma sessão do 8º Fórum Econômico Oriental em Vladivostok, Rússia, 12 de setembro de 2023. (Reuters)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse na terça-feira (12) que os aliados de Kiev que fornecem ao exército ucraniano caças F-16 não terão um impacto significativo na guerra e apenas prolongarão o conflito.

Putin enfatizou que fornecer à Ucrânia novas armas, incluindo munições cluster, munições com urânio empobrecido e caças F-16, não mudará a situação na frente de batalha, informou a agência de notícias estatal TASS.

“Isso mudará alguma coisa? Eu acho que não. Tenho certeza que não. Isso vai se arrastar? Sim vai. A outra coisa que me preocupa é que não há restrições”, disse Putin.

Ele criticou a administração do presidente dos EUA, Joe Biden, por fornecer munições cluster à Ucrânia. Ele disse que lembrou que “muito recentemente a administração dos EUA acreditou que o uso de munições cluster é um crime de guerra, eles disseram isso publicamente”. Ele acrescentou, no entanto, “agora eles próprios estão fornecendo munições cluster para a zona de combate na Ucrânia”.

Putin acusou Washington de precisar “mostrar pelo menos alguns resultados a todo custo” à luz das próximas eleições americanas em Novembro e de estar “pressionando os ucranianos a continuarem as hostilidades”.

Além disso, Putin afirmou que os ucranianos perderam 71 mil militares desde o início da contra-ofensiva. Ele disse: “A Ucrânia está realizando uma chamada contra-ofensiva. Mas não há resultados… Há perdas, grandes. Desde o início da contra-ofensiva, a perda de pessoal é de 71 mil pessoas.”

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.