Pesquisa indica PT como o partido mais querido e PL ganha força com Bolsonaro: preferências e rejeições dos brasileiros em relação aos partidos políticos
Apesar de Lula e do ex-presidente liderarem, 80% dos eleitores não têm afinidade com nenhum partido específico
Uma recente pesquisa intitulada “A Cara da Democracia”, conduzida pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT) e financiada por CNPq, Capes e Fapemig, aponta que 65% dos eleitores que têm uma preferência partidária optam pelo PT, o partido do presidente Lula.
Em seguida, vem o PL, que ganhou popularidade após a filiação do ex-presidente Jair Bolsonaro. A pesquisa mostra que 15% dos eleitores que têm uma preferência partidária se identificam com o PL, um aumento em relação aos 9% do ano anterior.
O MDB, liderado por Simone Tebet, que é a atual ministra do Planejamento e Orçamento de Lula e ficou em terceiro lugar na corrida presidencial, é preferido por 3% dos eleitores. Este número é uma leve queda dentro da margem de erro, comparado aos resultados anteriores. O PSDB também viu sua popularidade cair, indo de 3% para 1%, juntando-se a partidos como PCdoB e PDT.
Ranking das preferências:
– PT: 65%
– PL: 15%
– Outros: 4%
– MDB: 3%
– Indecisos: 3%
– PSOL: 2%
– PSDB: 1%
– PDT: 1%
– PCdoB: 1%
– PP: 1%
– Republicanos: 1%
No entanto, popularidade tem seu custo. O PT e o PL também lideram em termos de rejeição, com 54% e 19%, respectivamente, dos 36% dos eleitores que afirmaram não gostar de um determinado partido.
Apesar do PT e do PL liderarem as preferências, oito de cada dez brasileiros não têm afinidade com nenhuma legenda em particular. Isso coincide com o nível de confiança nos partidos, que é de apenas 48%. No entanto, esse número é uma melhora em relação a 2018, quando o índice de desconfiança era de 78%.
A pesquisa foi realizada através de 2.558 entrevistas presenciais em 167 cidades de todas as regiões do Brasil entre 22 e 29 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!