Com posse marcada para o dia 23 deste mês, o ministro Luís Roberto Barroso será o próximo presidente do Supremo Tribunal Federal e pode encerrar sua trajetória na corte em “grande” estilo.
Rumores sobre a saída do Ministro rondam os corredores do STF desde o início do ano, porém, agora parece que tomaram conta de toda Brasília, inclusive, o que dizem por aí é que Barroso pode sequer terminar o seu mandato na presidência da corte, saindo antes do final, após concluir projetos que julga prioritários, como a ampliação da inserção social do tribunal constitucional. A motivação de Barroso para tal ainda é incerta, embora alguns afirmem que seja por motivos de saúde, há quem afirme que a motivação é meramente pessoal e até uma certa exaustão com o cargo.
Outro nome que estaria de saída do STF seria a ministra Cármen Lúcia que sairia apenas após a saída de Barroso, o motivo? A ministra tem interesse em ocupar uma posição em alguma corte internacional voltada a defesa de Direitos Humanos.
Ainda não há uma data específica e definida para a saída dos ministros, tampouco se sabe em que momento Barroso deixará a presidência do STF.
Em Brasília já há quem use isso como desculpa apontando que essas duas vagas seriam voltadas para ampliar a diversidade na corte e que por isso o presidente não estaria preocupado em indicar uma mulher ou uma pessoa preta para a vaga da Ministra Rosa Weber que irá se aposentar no próximo mês. E embora muita gente dê como certa a saída destes dois ministros, a aposta parece ser algo mais como uma promessa do tipo “na volta a gente compra” já que nenhum dos ministros formalizaram qualquer saída.
Com isso Lula indicaria 4 nomes para o STF em um único mandato e caso seja reeleito em 2026, ainda poderá indicar mais um nome no lugar de Luiz Fux quer se aposenta em 2028.