Ocidente bloqueou ativos soberanos russos no valor de US$ 280 bilhões

TASS – O grupo de trabalho REPO (Elites, Procuradores e Oligarcas Russos), criado para procurar e congelar activos relacionados com a Rússia, estima o valor global dos activos soberanos russos, bloqueados pelo Ocidente, em 280 mil milhões de dólares.

“O valor total dos activos <…> é estimado em cerca de 280 mil milhões de dólares, a maioria dos quais detidos na União Europeia”, afirmou o Departamento do Tesouro dos EUA num comunicado sobre uma reunião do REPO.

De acordo com o documento, o grupo de trabalho concluiu o seu “esforço inicial para mapear e contabilizar os activos soberanos russos que estão imobilizados e detidos nas jurisdições membros do REPO”.

“Os membros do REPO comprometeram-se a tomar medidas para mapear completamente estas participações e garantir que <…> os activos soberanos da Rússia detidos nas jurisdições membros do REPO permanecerão imobilizados até que a Rússia pague pelos danos que causou à Ucrânia”, diz o comunicado.

Os participantes da reunião também discutiram “os esforços em curso para combater a evasão de sanções e perturbar os esforços russos para adquirir tecnologias críticas de dupla utilização”.

REPO é o órgão multilateral do Ocidente encarregado de procurar e apreender propriedades relacionadas à Rússia de acordo com as sanções. O grupo é composto por secretários da Justiça e do Tesouro dos EUA e funcionários da Austrália, do Reino Unido e da Alemanha. Itália, Canadá, França, Japão e Comissão Europeia.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.