Quase 70% dos paulistanos não votariam em candidato apoiado por Bolsonaro

Divulgação/ Prefeitura de São Paulo

De acordo com a mais recente pesquisa do Datafolha, 68% dos eleitores da cidade de São Paulo não votariam em um candidato endossado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O governador Tarcísio de Freitas enfrenta um cenário semelhante, com 46% dos eleitores não apoiando um candidato apontado por ele. Em contrapartida, 37% dos residentes da capital rejeitam um candidato que tenha o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em uma pesquisa realizada em abril de 2022, antes das eleições para o governo do estado, 62% dos eleitores paulistas afirmavam que não votariam em um candidato apoiado por Bolsonaro. Apesar dessa alta rejeição inicial, Tarcísio de Freitas foi eleito governador com 55% dos votos válidos em 30 de outubro daquele ano.

No cenário atual para as eleições municipais de São Paulo em 2024, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) conta com 24% das intenções de voto. A pesquisa mostra ainda que 13% dos eleitores definitivamente votariam em um candidato endossado por Bolsonaro, enquanto 16% considerariam a opção. Para um candidato apoiado por Tarcísio, os números são de 15% e 35%, respectivamente.

No espectro político da esquerda, 23% dos eleitores disseram que votariam com certeza em um nome apoiado por Lula, enquanto 37% considerariam essa opção. Quando se olha para os eleitores que declaram voto em Guilherme Boulos, 36% aprovariam um candidato indicado por Lula e 48% consideram essa possibilidade.

A pesquisa também destacou outros políticos. A deputada Tabata Amaral (PSB) tem 11% das intenções de voto, enquanto o deputado Kim Kataguiri (União Brasil) aparece com 8%. Kataguiri, contudo, enfrenta a maior taxa de rejeição entre os candidatos, com 35%.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.