Nesta quinta-feira, 31, o Datafolha abriu a largada para corrida eleitoral em São Paulo. Na primeira pesquisa sobre a disputa na capital paulista, o deputado federal Guilherme Boulos, do PSOL, lidera com 32% das intenções de voto. É um número que comprova a consistência e o recall de Boulos na capital paulista.
Já o atual prefeito Ricardo Nunes, do MDB, é citado por 24% dos eleitores que responderam a pesquisa. Levando em consideração que Nunes ainda é muito desconhecido pelos paulistanos, o índice nos mostra que apesar da liderança, Boulos terá vida dura na disputa.
LEIA: A surpresa do Datafolha sobre a eleição em SP
Mas por outro lado, o Datafolha também nos mostra que basicamente as intenções de voto do prefeito é semelhante ao índice de aprovação da sua gestão, que é de 23%. Isso por si só, é um detalhe importante para análise, pois mostra que até o momento a base eleitoral de Nunes se limita a uma pequena fatia que aprova sua gestão.
Já o nível de desaprovação da gestão do emedebista, ainda segundo o Datafolha, é de 24%.
Por fim e não menos importante, o nível de regular é o que chama atenção no levantamento, pois apesar de ter assumido a maior cidade da América Latina em 2021, após a morte precoce de Bruno Covas (PSDB), Nunes viu sua gestão ser avaliada como regular por 49% dos paulistanos. No aspecto eleitoral, é um desastre, pois mostra que nem sempre a máquina administrativa é capaz de segurar um gestor inssoso.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!