Premiê chinês se reúne com secretária de Comércio dos EUA e pede cooperação aprimorada

Xinhua/Rao Aimin

(Xinhua) – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se com a secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, na terça-feira em Beijing, pedindo que os dois lados aumentem a cooperação mutuamente benéfica.

Li disse que as relações econômicas e comerciais entre a China e os Estados Unidos são mutuamente benéficas e de natureza de benefício recíproco. A politização dos assuntos econômicos e comerciais e o exagero do conceito de segurança não só afetarão seriamente as relações bilaterais e a confiança mútua, mas também prejudicarão os interesses das empresas e dos cidadãos dos dois países, e terão um impacto desastroso na economia global.

Observando que a China é o maior país em desenvolvimento e os Estados Unidos são o maior país desenvolvido, Li disse que os dois lados devem fortalecer a cooperação mutuamente benéfica, reduzir o atrito e o confronto e promover conjuntamente a recuperação econômica mundial e enfrentar os desafios globais.

Li assinalou que uma relação sólida e estável entre a China e os EUA beneficia os dois países e o mundo, e a China está contente em ver que os Estados Unidos recentemente afirmaram repetidamente que estão comprometidos em retornar à agenda estabelecida pelos dois chefes de Estado em Bali.

“O respeito mútuo, a coexistência pacífica e a cooperação de benefício mútuo são os caminhos certos para a China e os Estados Unidos se darem bem. Esperamos que o lado norte-americano trabalhe com a China para adotar ações mais práticas e benéficas para manter e desenvolver as relações bilaterais”, acrescentou.

Li reiterou que a China está disposta a fortalecer o diálogo e a cooperação com os Estados Unidos na economia e no comércio, e gostaria de promover o desenvolvimento sólido das relações econômicas e comerciais bilaterais. Ele mostrou a esperança de que os Estados Unidos trabalhem com a China na mesma direção.

A China está avançando ativamente em sua abertura de alto nível e fazendo esforços para proporcionar um ambiente de negócios de classe mundial e orientado para o mercado, regido por uma sólida estrutura jurídica, afirmou Li. O país também está trabalhando para facilitar ainda mais o acesso ao mercado, tratar as empresas estrangeiras da mesma forma que as empresas nacionais e proteger e promover a concorrência justa, disse ele, acrescentando que a China só abrirá ainda mais suas portas para o mundo exterior.

De sua parte, Raimondo ressaltou que o governo Biden apoia o desenvolvimento econômico da China e a melhoria dos meios de subsistência das pessoas, não tem intenção de conter o desenvolvimento da China, não busca se dissociar da China, está disposto a manter a comunicação e as relações econômicas e comerciais normais, e está disposto a promover o desenvolvimento constante das relações bilaterais.

O lado norte-americano também está pronto para fortalecer a cooperação com a China em inteligência artificial, trabalho de mudança climática e combate ao fentanil, acrescentou Raimondo.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.