Global Times, 24 de agosto — O Presidente chinês Xi Jinping parabenizou o Irã por se tornar um membro do BRICS ao se encontrar com o Presidente iraniano Ebrahim Raisi em Joanesburgo na quinta-feira, à margem da 15ª Cúpula do BRICS. Xi disse que a China está pronta para fortalecer a cooperação com o Irã no BRICS e em outras plataformas multilaterais para impulsionar um desenvolvimento saudável e robusto do multilateralismo.
Xi disse que, por meio dos esforços conjuntos de todas as partes relevantes, a decisão de expandir o BRICS foi tomada, o que marcou um evento histórico e terá uma grande influência no mundo, já que os novos membros são todos países com influência significativa.
Na quinta-feira, o Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa anunciou que os países do BRICS decidiram convidar seis países – Argentina, Egito, Irã, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos – para se tornarem novos membros.
Os países do BRICS receberam seis novos membros de três continentes diferentes, um marco histórico que sublinhou a solidariedade do BRICS e dos países em desenvolvimento e a determinação de trabalhar juntos para um futuro melhor, disseram autoridades e especialistas.
“Estamos satisfeitos que com os esforços conjuntos da China, Irã e Arábia Saudita, o Irã e a Arábia Saudita alcançaram a reconciliação, o que promoveu a segurança e a estabilidade no Oriente Médio”, ressaltou Xi, dizendo que a China está disposta a consolidar a amizade e a confiança mútua com o Irã, continuar a apoiar-se mutuamente em questões de interesses fundamentais para promover a parceria estratégica abrangente China-Irã.
Raisi disse que o Irã apreciou o apoio da China à sua adesão formal ao BRICS, o que deu novo ímpeto ao desenvolvimento das relações China-Irã e também será propício para promover melhor a Iniciativa de Desenvolvimento Global, Iniciativa de Segurança Global, e Iniciativa de Civilização Global proposta pelo Presidente Xi. Ele também agradeceu ao Presidente Xi por desempenhar um papel importante na promoção do diálogo e reconciliação entre Irã e Arábia Saudita.