Menu

O discurso do presidente da África do Sul

Discurso do Presidente Cyril Ramaphosa por ocasião da Plenária Aberta da XV Cúpula do BRICS, quarta-feira, 23 de agosto de 2023, Sandton International Convention Center 23 de agosto de 2023 Excelentíssimo Presidente Lula da Silva, Sua Excelência o Presidente Vladimir Putin Sua Excelência o Primeiro Ministro Narendra Modi, Sua Excelência o Presidente Xi Jinping, Sua […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul. Crédito: Flickr oficial do encontro dos Brics 2023, na África do Sul.

Discurso do Presidente Cyril Ramaphosa por ocasião da Plenária Aberta da XV Cúpula do BRICS, quarta-feira, 23 de agosto de 2023, Sandton International Convention Center

23 de agosto de 2023
Excelentíssimo Presidente Lula da Silva,

Sua Excelência o Presidente Vladimir Putin
Sua Excelência o Primeiro Ministro Narendra Modi,
Sua Excelência o Presidente Xi Jinping,
Sua Excelência Dilma Rousseff, Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento,
Presidente do Conselho Empresarial do BRICS
Sra. Lebogang Zulu,
Ilustres Ministros,
Membros do corpo diplomático,
Convidados,

Senhoras e senhores,

Bem-vindo à África do Sul e à 15ª Cimeira do BRICS.

A parceria BRICS abrange quatro continentes e cinco países que abrigam quase três mil milhões e meio de pessoas.

Nas últimas décadas, o bloco tem sido um importante motor do crescimento, do comércio e do investimento globais.

BRICS significa solidariedade e progresso.

O BRICS representa a inclusão e uma ordem mundial mais justa e equitativa.

BRICS significa desenvolvimento sustentável.

Somos uma formação inclusiva de economias em desenvolvimento e emergentes que trabalham em conjunto para beneficiar das nossas ricas histórias, culturas e sistemas para promover a prosperidade comum.

Fazemo-lo porque sabemos que a pobreza, a desigualdade e o subdesenvolvimento são os maiores desafios que a humanidade enfrenta.

Estamos, portanto, determinados a que a parceria BRICS seja aproveitada para impulsionar uma recuperação económica global inclusiva.

O avanço da agenda africana é uma prioridade estratégica para a África do Sul durante a sua presidência dos BRICS.

É por esta razão que escolhemos como tema da Cimeira deste ano: “BRICS e África: Parceria para o Crescimento Mutuamente Acelerado, o Desenvolvimento Sustentável e o Multilateralismo Inclusivo”.

Saudamos o envolvimento contínuo dos países BRICS com África num espírito de parceria e respeito mútuo.

Nossos objetivos são o comércio e o investimento recíprocos. Queremos que os bens, produtos e serviços de África concorram em pé de igualdade na economia global.

A Zona de Comércio Livre Continental Africana, uma vez totalmente operacional, desbloqueará os benefícios do mercado continental e gerará oportunidades mutuamente benéficas para os países africanos e BRICS.

À medida que as nações do mundo enfrentam os efeitos das alterações climáticas, devemos garantir que a transição para um futuro hipocarbónico e resiliente às alterações climáticas seja justa, equitativa e tenha em conta as diferentes circunstâncias nacionais.

Em linha com este objectivo, as nações BRICS precisam de promover os interesses do Sul Global e apelar aos países industrializados para que honrem os seus compromissos de apoio às acções climáticas dos países com economia em desenvolvimento.

A paz e a estabilidade são condições prévias para um mundo melhor e mais equitativo.

Estamos profundamente preocupados com os conflitos em todo o mundo que continuam a causar grande sofrimento e dificuldades.

Como África do Sul, a nossa posição continua a ser a de que a diplomacia, o diálogo, a negociação e a adesão aos princípios da Carta das Nações Unidas são necessários para a resolução pacífica e justa dos conflitos.

Estamos preocupados com o facto de os sistemas financeiros e de pagamentos globais serem cada vez mais utilizados como instrumentos de contestação geopolítica.

A recuperação económica global depende de sistemas de pagamentos globais previsíveis e do bom funcionamento da banca, das cadeias de abastecimento, do comércio, do turismo e dos fluxos financeiros.

Continuaremos as discussões sobre medidas práticas para facilitar os fluxos comerciais e de investimento através do aumento da utilização de moedas locais.

O mundo está mudando.

As novas realidades económicas, políticas, sociais e tecnológicas exigem uma maior cooperação entre as nações.

Estas realidades exigem uma reforma fundamental das instituições de governação global para que possam ser mais representativas e mais capazes de responder aos desafios que a humanidade enfrenta.

Embora firmemente empenhados em promover os interesses do Sul Global, os BRICS estão prontos para colaborar com todos os países que aspiram a criar uma ordem internacional mais inclusiva.

Estamos confiantes de que esta 15ª Cimeira do BRICS promoverá a causa da prosperidade e do progresso comuns.

Estamos confiantes de que esta 15ª Cimeira do BRICS irá enriquecer e inspirar o nosso trabalho para alcançar uma comunidade global mais humana.

Eu que agradeço.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes