Menu

A pá de cal nos planos de Aras e a oportunidade do governo Lula

Se ainda restava alguma dúvida, por parte do governo Lula, sobre a necessidade de NÃO reconduzir Augusto Aras por mais dois anos a frente da Procuradoria Geral da República, espero que elas estejam sanadas após uma grave revelação feita pela reportagem do jornalista Aguirre Talento, do UOL, nesta quinta-feira, 24. De acordo com a publicação, […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REPRODUÇÃO

Se ainda restava alguma dúvida, por parte do governo Lula, sobre a necessidade de NÃO reconduzir Augusto Aras por mais dois anos a frente da Procuradoria Geral da República, espero que elas estejam sanadas após uma grave revelação feita pela reportagem do jornalista Aguirre Talento, do UOL, nesta quinta-feira, 24.

De acordo com a publicação, mensagens no celular do empresário Meyer Nigri, dono da Tecnisa, indicam que o PGR pode estar envolvido em um caso grave de obstrução da investigação, feita pela Polícia Federal, contra o empresário. Isso porque supostamente, Aras teria tentado barrar o inquérito após uma reunião com Nigri. Como sabemos, Aras foi indicado para a PGR justamente por causa da influência do dono da Tecnisa no Governo Bolsonaro.

A movimentação suspeita aconteceu depois que a própria PF realizou a operação contra Nigri sem o conhecimento da PGR. Com isso, a suposta reação de Aras foi tentar enterrar a investigação e anular todas as provas colhidas pelos agentes. Tanto é que no dia 9 de setembro, a vice-procuradora Lindôra Araújo pediu ao STF a anulação das buscas e o encerramento do caso. Porém, o ministro e relator Alexandre de Moraes, rejeitou o pedido.

Já no último dia 20, a vice PGR se manifestou novamente, desta vez pedindo a proibição do compartilhamento das provas sobre o caso com a Suprema Corte. Essa foi considerada mais uma tentativa desesperada de enterrar a investigação.

Mensagens trocadas entre Nigri e o assessor da PGR, Antônio Rios Niko Palhares, comprovam um contato frequente e preocupante entre o empresário e o órgão denunciante. Essas mensagens também revelam o compartilhamento de fake news entre os dois.

Em outro momento, quando o empresário bolsonarista precisou viajar a Brasília, Niko chegou a se oferecer, escandalosamente, para buscá-lo no hotel com o carro oficial da PGR. Porém, o empresário preferiu negar o tal favor para não surgirem problemas com esse desvio de finalidade.

Contudo, as movimentações suspeitas continuariam ao ponto do assessor marcar uma reunião entre Meyer Nigri e a vice PGR, Lindôra Araújo. A reunião ocorreu em abril de 2022 e tornou-se relevante para o caso, porque o empresário já tinha tentado se reunir com o próprio Augusto Aras, mas sem sucesso, porque o PGR estava em viagem oficial.

No dia 17 de abril de 2022, o assessor da PGR manda a seguinte mensagem em áudio para o empresário:

“Estava para conversar com o senhor para ver a sua agenda. Porque tem um convite para o senhor comparecer à PGR, com a procuradora em exercício, doutora Lindôra. E o PGR, seu Augusto, me mandou uma mensagem ontem dizendo para ver a sua agenda como está, para mim poder marcar com doutor André, que é o secretário do doutor Augusto”.

Sem dúvida que essas informações são gravissímas, e sendo confirmados esses fatos pela investigação, não haverá outro caminho para o presidente Lula, terá que indicar um nome para a PGR, independente de possíveis resistências de alguns setores da política nacional.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

24/08/2023 - 22h21

Em “inteligente” leia-se independente…

Paulo

24/08/2023 - 22h21

O que não se quer é um PGR verdadeiramente íntegro e inteligente. Se Aras bolsonarista ou “Zé” lulista o que importa é se resguardar. Que democracia é esta?

João Ferreira Bastos

24/08/2023 - 18h37

Não cantem vitória antes do tempo
o PT ama passar de otário republicano e conciliador
E o pior, o PT não aprende


Leia mais

Recentes

Recentes