RT – O momento em que um jato executivo caiu na região de Tver, na Rússia, supostamente com o chefe da empresa militar privada Wagner, Evgeny Prigozhin, listado entre os passageiros, aparentemente foi capturado em vídeo e compartilhado por vários canais de mídia social.
Vários clipes curtos publicados pelos canais Mash e Baza Telegram parecem mostrar o jato Embraer Legacy 600 caindo em direção ao solo em um giro aparentemente descontrolado. Fumaça preta pode ser vista saindo do avião, embora não esteja claro qual parte da aeronave pegou fogo.
Um dos clipes também mostra os destroços do avião caído em um campo e envolto em chamas. Uma grande nuvem de fumaça preta pode ser vista subindo sobre o local do acidente.
A autoridade federal de aviação Rosaviatsiya disse que Prigozhin estava listado entre os passageiros.
O acidente aconteceu perto da vila de Kuzhenkino, na região de Tver, a noroeste da capital Moscou. Alguns meios de comunicação russos identificaram a aeronave como um Embraer Legacy 600 com número de cauda RA-02795. O avião está supostamente registrado em nome de Prigozhin.
A Agência Federal Russa de Tráfego Aéreo Civil (Rosaviatsiya) confirmou que o fundador do Grupo Wagner estava listado entre os passageiros do avião. O Ministério de Emergências da Rússia disse que todas as 10 pessoas a bordo – incluindo três tripulantes – morreram no acidente. Ainda não está claro se Prigozhin estava entre as vítimas.
De acordo com o Ministério de Emergências, a aeronave voava do aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, para São Petersburgo.
Paulo
23/08/2023 - 19h27
Não sabemos ainda as causas do acidente. E talvez jamais venhamos a saber…