Menu

Cada vez mais próximo de Lula, Castro pode apoiar reeleição de Eduardo Paes

Segundo Bernardo Mello, colunista do jornal O Globo, Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, estaria considerando o apoio à reeleição do prefeito Eduardo Paes em 2024. Informações de bastidores sugerem ainda que Paes tem aspirações de concorrer ao governo do estado em 2026 com respaldo de Lula. As lideranças do PT local veem Castro […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Paes (à esquerda, em primeiro plano) e Castro, sentando-se a seu lado, em almoço na Zona Norte do Rio: correligionários do governador estiveram presentes. Foto: Reprodução

Segundo Bernardo Mello, colunista do jornal O Globo, Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, estaria considerando o apoio à reeleição do prefeito Eduardo Paes em 2024.

Informações de bastidores sugerem ainda que Paes tem aspirações de concorrer ao governo do estado em 2026 com respaldo de Lula.

As lideranças do PT local veem Castro inclinado a um acordo que o leve a uma candidatura ao Senado na mesma época. No entanto, reações de algumas bases do PT em eventos recentes insinuam que tal acordo pode enfrentar resistências.

Tem sido notória a crescente proximidade de Castro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus aliados regionais. Esse movimento ganha destaque à medida que Jair Bolsonaro, ex-presidente, enfrenta obstáculos judiciais e desentendimentos com sua base. Observando potenciais reduções em sua influência, Castro procura fortificar suas relações com o entorno de Lula.

A recente presença conjunta de Castro e Lula em eventos no Rio, especialmente no lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), exemplifica essa aproximação. Mesmo com a rejeição de parte da militância de esquerda, o governador participou de um jantar exclusivo com Lula. Entre os convidados, estavam a primeira-dama Rosângela Silva, os ministros Rui Costa e Nísia Trindade, além de personalidades do meio artístico simpatizantes do PT, como Flora Gil e o ator José de Abreu.

Para reforçar essa proximidade com figuras proeminentes do PT, o governador Castro adotou medidas estratégicas. Rodrigo Abel, antigo membro do PT e agora secretário de Gabinete do governo, tem sido uma figura de destaque neste cenário. Em outra frente, Castro buscou os serviços jurídicos do advogado Pedro Raphael Campos Fonseca para enfrentar acusações ligadas à Fundação Leão XIII. Porém, recentemente, uma decisão do STJ foi contrária ao governador.

Contrastando com essa aproximação, governadores como Tarcísio de Freitas e Romeu Zema adotam posturas que buscam posicioná-los como possíveis sucessores de Bolsonaro. Castro, mesmo sendo reeleito com uma expressiva margem em um estado com considerável apoio a Bolsonaro, vive momentos de tensão com seu partido, o PL.

A principal meta do PL no Rio de Janeiro é a reeleição de Flávio Bolsonaro em 2026, criando desafios para Castro que almejava impulsionar Dr. Luizinho na capital. Os movimentos recentes de Flávio Bolsonaro e as dinâmicas internas do PL reformulam o cenário político, representando um terreno incerto para as ambições de Castro.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jamilson Alves

21/08/2023 - 14h25

Gente, estes bloguistas do grupo grobo só faz plantar coisas de má fé. Este Bernardo & Cia é hoje um esculacho. Tentam ajudar o caixa do grupo que resolveu ser chapa branca do PT & Cia. Para um grupo que no passado não tão longe diziam de tudo sobre o Sapo Barbudo. Era verdade, mas agora, está tudo debaixo do tapete.


Leia mais

Recentes

Recentes