Menu

Se fugir para Itália, Bolsonaro será extraditado de volta ao Brasil, dizem autoridades italianas

Segundo o jornalista Jamil Chade, do UOL, autoridades da Itália, incluindo deputados e fontes do Ministério da Justiça, advertiram que, em caso de uma tentativa de fuga do ex-presidente Jair Bolsonaro para a Itália, ele poderá ser extraditado ao Brasil, mesmo obtendo a cidadania italiana. A preocupação surgiu após revelações sobre o envolvimento de Bolsonaro […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Gabinete de Matteo Salvini/Via AFP

Segundo o jornalista Jamil Chade, do UOL, autoridades da Itália, incluindo deputados e fontes do Ministério da Justiça, advertiram que, em caso de uma tentativa de fuga do ex-presidente Jair Bolsonaro para a Itália, ele poderá ser extraditado ao Brasil, mesmo obtendo a cidadania italiana.

A preocupação surgiu após revelações sobre o envolvimento de Bolsonaro na venda de joias recebidas como presentes e acusações relacionadas às urnas. O UOL noticiou que autoridades brasileiras estão atentas a um possível risco de fuga por parte do ex-presidente. Seus recentes comentários sobre correr riscos no Brasil reforçaram essa percepção, tanto no governo quanto no STF.

Em evento recente em Goiás, Bolsonaro falou sobre seu patriotismo, apesar de seus três meses nos EUA, mencionando os riscos que corre em solo nacional.

Em 2021, Bolsonaro foi homenageado com cidadania honorária no norte da Itália, uma cerimônia sem reais implicações migratórias, mas vista como polêmica por alguns setores da Itália. Surgiram temores de que isso pudesse facilitar um eventual pedido de cidadania por parte do ex-presidente.

Angelo Bonelli, deputado do partido Europa Verde, expressou sua preocupação sobre a possibilidade de Bolsonaro obter cidadania italiana, questionando a prudência de conceder tal status a alguém acusado de crimes graves no Brasil.

Fabio Porta, deputado do Partido Democratico, destacou que, até o momento, não há informações de um pedido de cidadania italiana por Bolsonaro, apenas por seus filhos. Ele ressaltou que a cidadania italiana não seria um escudo para Bolsonaro, reiterando que a Itália poderia extraditá-lo se necessário.

Uma fonte do ministério da justiça italiana confirmou que mesmo com a cidadania, Bolsonaro poderia ser preso e extraditado ao Brasil caso cometesse crimes graves.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes