Al Jazeera — A resposta irritada da China à visita de um oficial de Taiwan aos EUA mostra que as relações entre Pequim e Taipei estão no pior momento, mas como chegamos a isso?
Em 19 de agosto de 2023, a China lançou exercícios militares ao redor de Taiwan, descrevendo-os como um “aviso severo” às chamadas forças separatistas na ilha autogovernada.
Esta tensão entre China e Taiwan surgiu um dia após o vice-presidente de Taiwan, William Lai, retornar a Taipei depois de fazer duas escalas nos Estados Unidos durante uma viagem ao Paraguai.
As passagens de Lai pelos EUA irritaram Pequim, que considera Taiwan um território separatista e vê Lai como um “encrenqueiro” em conluio com Washington para promover o separatismo na ilha democraticamente governada.
Por que a China está tão irritada?
Taiwan é uma questão profundamente emotiva para o Partido Comunista Chinês e para o presidente chinês, Xi Jinping. A República Popular da China reivindica Taiwan como seu território desde que o governo derrotado da República da China fugiu para a ilha em 1949, após perder uma guerra civil para as forças comunistas de Mao Zedong. A China pediu repetidamente aos funcionários dos EUA para não se envolverem com líderes taiwaneses ou permitir sua entrada no país sob qualquer pretexto, vendo isso como uma “colusão” entre Taipei e Washington.
Por que a China desgosta tanto de William Lai?
A China vê Lai como um separatista, uma visão derivada de seus comentários sobre ser um “trabalhador” pela independência de Taiwan. Enquanto Taiwan e os EUA afirmam que as passagens de Lai pelos EUA eram rotineiras e não havia motivo para a China se ofender, Pequim argumenta que as viagens de Lai eram em apoio à busca de “independência” para Taiwan.
Como são as relações entre Taiwan e EUA?
Em 1979, os EUA romperam relações oficiais com o governo em Taipei e passaram a reconhecer o governo em Pequim. A relação pós-1979 entre os EUA e Taiwan é regida pela Lei das Relações com Taiwan, que dá a Washington uma base legal para fornecer a Taiwan os meios para se defender.
O que Taiwan diz?
O governo de Taiwan afirma que, como a República Popular da China nunca governou a ilha, não tem o direito de reivindicar soberania sobre ela ou representá-la no cenário mundial. O nome oficial de Taiwan continua sendo a República da China.
Como estão as relações entre Taipei e Pequim?
Muito ruins. A China vê Tsai como uma separatista e rejeitou seus repetidos chamados para diálogos. Tsai diz que quer paz, mas seu governo defenderá Taiwan se atacado. Pequim afirma que Tsai deve aceitar que a China e Taiwan fazem parte de uma “única China”.