Drone de combate da Ucrânia danifica prédio no centro de Moscou, afirma Rússia

Investigadores russos inspecionam os danos a um prédio após a derrubada de um drone ucraniano sobre Moscou, Rússia, em 18 de agosto de 2023 [Shamil Zhumatov/Reuters].

O prefeito de Moscou declara que o drone ucraniano foi abatido pela defesa aérea e os destroços caíram no Centro de Exposições da cidade, causando estragos.

Al Jazeera — Um drone militar ucraniano colidiu com um prédio na cidade de Moscou após ser abatido pelos sistemas de defesa aérea no mais recente ataque à capital russa por veículos aéreos não tripulados.

O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, disse em uma declaração no aplicativo de mensagens Telegram que os sistemas de defesa aérea haviam abatido um drone na manhã de sexta-feira e destroços caíram em prédios no complexo do Centro de Exposições da cidade.

O Centro de Exposições – um grande espaço para eventos usado para grandes exposições e conferências – está localizado a menos de 5 km do Kremlin.

Um vídeo publicado por veículos de mídia russos mostrou uma espessa fumaça subindo ao lado dos arranha-céus da cidade.

O ministério da defesa russo disse que a Ucrânia lançou o ataque de drone por volta das 4h horário local (01:00 GMT) “usando um veículo aéreo não tripulado contra objetos localizados em Moscou e na região de Moscou”.

“O UAV, após ser exposto a armas de defesa aérea, mudou sua trajetória de voo e caiu em um prédio não residencial na área da margem de Krasnopresnenskaya em Moscou”, disse o ministério no Telegram.

O prefeito de Moscou disse que os serviços de emergência estavam no local, mas os primeiros relatos indicavam que não houve vítimas.

“Os destroços do UAV caíram na área do Centro de Exposições e não causaram danos significativos ao prédio”, disse Sobyanin no Telegram.

A agência de notícias estatal TASS informou que uma das paredes do pavilhão do Centro de Exposições havia parcialmente desabado, citando os serviços de emergência.

“A área do desabamento é de cerca de 30 metros quadrados”, disseram os serviços de emergência à TASS.

O Centro de Exposições, na margem de Krasnopresnenskaya do rio Moskva, hospeda regularmente exposições e feiras, de acordo com seu site. O local fica a 100 metros do Moscow-City, um prédio de escritórios no principal distrito comercial da capital que foi atingido duas vezes em dias por destroços de drones abatidos este mês.

A TASS também informou que o espaço aéreo perto do aeroporto internacional de Moscou em Vnukovo foi brevemente fechado, com partidas e chegadas atrasadas, citando o serviço de aviação.

Moscou e suas áreas circundantes sofreram frequentes ataques de drones nas últimas semanas, incluindo dois ataques de drones que foram repelidos sobre o distrito financeiro de Moscou, cada um causando danos menores às fachadas dos edifícios altos. Em maio, drones foram abatidos perto do Kremlin.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, alertou no mês passado que a “guerra” estava chegando à Rússia, com os “centros simbólicos e bases militares” do país agora sendo alvos de Kyiv.

O ministério da defesa da Rússia também disse que frustrou um ataque de drone marinho ucraniano aos seus navios de guerra no Mar Negro na noite de quinta-feira.

Forças ucranianas tentaram atacar navios da Frota do Mar Negro da Rússia às 10:55 horário local (19:55 GMT) com um “barco marinho não tripulado” enquanto os navios estavam operando na parte sudoeste do Mar Negro, a 237 km a sudoeste de Sevastopol, a agência de notícias TASS informou, citando o ministério da defesa.

Sevastopol é a base da frota do Mar Negro da Rússia na península da Crimeia anexada por Moscou.

O ministério disse que o drone marinho foi destruído pela fragata Pytlivyi e pelo navio de patrulha Vasily Bykov antes que pudesse atingir seu alvo.

Navios de guerra russos também repeliram um ataque de drone marinho ucraniano na base naval russa de Novorossiysk em 4 de agosto, informou a agência de notícias.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.