O deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), responsável pelas perguntas que levaram o hacker Delgatti Neto a confirmar os crimes de Jair Bolsonaro durante depoimento na CPMI do Golpe, revelou que existem elementos para a prisão preventiva do ex-presidente.
O parlamentar disse que Bolsonaro pode interferir nas investigações e ameaçar testemunhas. Vieira também cita as últimas declarações do advogado do tenente-coronel Mauro Cid, Cezar Bittencourt, sobre a possível confissão dos crimes por parte do militar.
“Eu avalio que para proteger a investigação – ele é o ex-presidente, o que ele pode manipular de provas, coibir e pressionar testemunhas, diante do que se está colocado -, uma prisão preventiva, sincera e cuidadosamente, eu avalio que já existem esses elementos, sim”, disse em entrevista a Fórum.
Mas apesar disso, o deputado do PSOL ponderou que a esquerda precisa ter cuidado ao pedir a prisão de Bolsonaro para não cair no que ele chamou de “sanha punitivista”, muito comum entre os políticos e militantes da extrema-direita.
“Sou muito cuidadoso com isso, não acho que podemos errar nessa pauta, eu insisto com o campo progressista que não precisamos ceder à sanha punitivista da extrema-direita para defender a democracia, pois isso pode ser uma armadilha inclusive”.
carlos
19/08/2023 - 09h41
Segundo os técnicos do direito e com experiência no ramo, já há elementos mais do que suficientes para requerer a prisão preventiva de bolsonaro, quem diz taxativamente é o jurista e ex-ministro Miguel Reale Jr. E o próprio juiz afirma que ele pode vir a coagir as testemunhas e obstruir a justiça.