Uma reunião ocorrida ainda em julho deste ano com lideranças da base do governo no Congresso Nacional foi palco de um episódio um tanto quanto peculiar: o flagrante incômodo de dois parlamentares da base governista com o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que estava ali para falar sobre o apaziguamento das relações com as forças armadas.
Acontece que em um dado momento, Múcio fez uma fala muito semelhante à que fez recentemente em uma entrevista para o portal Uol, onde defendeu a instalação de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) durante o caos do dia 8 de janeiro. Essa GLO, nas palavras da primeira-dama, Janja, seria o caminho para o golpe pretendido por setores da cúpula militar naquela ocasião.
Veja também: Múcio pediu para parlamentares governistas pegarem leve com Mauro Cid na CPMI
Segundo relatos de pessoas presentes no encontro, a presença do ministro já era alvo de estranhamento. Porém, foi quando Múcio defendeu a aplicação da GLO que acabou por ser interpelado pelos parlamentares deputado Rogério Correia (PT-MG) e o senador Randolfe Rodrigues (SEM PARTIDO), que explicitaram suas discordâncias com a fala do ministro.
Quem esteve presente no momento afirma que os parlamentares não eram os únicos desconfortáveis com o ministro, que terminou o encontro com parlamentares sem maiores problemas.
Ainda segundo uma fonte, “isso só mostra que o ministro está solto e alheio ao resto do governo”.