A cobrança justa de Lula aos países ricos

REPRODUÇÃO

Nesta segunda-feira, 14, o presidente Lula iniciou a semana fazendo uma cobrança justa aos países ricos. O chefe de estado disse que a preservação da Amazônia não é “favor” mas uma “dívida” que as potencias mundiais têm por causa da poluição.

“É muito simples compreender. Os países ricos tiveram sua introdução na Revolução Industrial bem antes que o Brasil. Então, são responsáveis pela poluição do planeta, conseguiram derrubar todas as suas florestas antes de nós. Agora, o que têm que fazer é contribuir financeiramente para que os outros países possam se desenvolver”, salientou Lula.

“Não queremos ‘ajuda’, queremos um pagamento efetivo. É como se tivessem pagando uma coisa que devem à humanidade, a gente preservar as atuais florestas”, prosseguiu.

É bom ressaltar que a fala de Lula já é um consenso entre os países que compõem a região amazônica. “Temos condições de chegar ao mundo lá nos Emirados Árabes e dizer o seguinte: ‘a situação é essa, queremos essa contribuição de vocês e isso não é favor, é pagamento de uma dívida que vocês têm com o planeta Terra’”.

As falas de Lula foram ditas no seu podcast semanal.

Assista!

Gabriel Barbosa: Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.