Fontes próximas do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, confirmaram que o chefe do executivo ainda não está totalmente inteirado sobre os principais assuntos dos últimos dias, seja o caso das joias e dos e-mail do tenente-coronel Mauro Cid, ou sobre os vazamentos de informações do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) sobre as viagens do presidente, justamente para Mauro Cid.
Questionados sobre o fato do presidente ainda não saber sobre os casos, uma fonte respondeu: “Ele está cuidando de governar o Brasil” e completou: “Ele tem mais o que fazer”.
Uma outra fonte do Palácio do Planalto também disse que “Lula não tomou pé completamente destes acontecimentos, mas certamente ficará bem furioso com tudo”. Essa mesma fonte também afirmou não duvidar que a segurança presidencial possa sofrer mudanças após este ocorrido.
O presidente esteve completamente imerso na cúpula da Amazônia e no lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), este último acabou por ser ofuscado com a série de escândalos envolvendo um suposto esquema de tráfico de joias na presidência da república.