O jornalista estadunidense Glenn Greenwald disse nesta quinta-feira, 10, que a cassação do ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) foi. causado, segundo ele, pelo desejo de vingança do Partido dos Trabalhadores (PT).
“Deltan recebeu mais votos no estado dele do que qualquer outro candidato. Ser eleito para o Senado exige muito apoio, Sérgio Moro recebeu [esse apoio]. Eu sei que pode ser justificado, entendo o argumento, mas acho que está muito motivado pela vingança do partido do PT. Em uma democracia, ver pessoas com votos sendo censuradas, silenciadas, punidas ou retiradas do poder que ganharam durante eleição democrática me incomoda”, disparou Glenn durante entrevista ao UOL.
O jornalista também acusou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, de praticar “censura clássica” ao ordenar o bloqueio de redes sociais do deputado bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG).
“É censura clássica, não dá para negar que é censura. Você pode justificar a censura, pode defender a censura, mas quando um juiz está proibindo pessoas de se expressar na internet, inclusive políticos eleitos, não tem jeito de negar que é censura”, prossegue.
Vale lembrar que em janeiro deste ano, Moraes liberou a reativação das redes de Nikolas, que foi acusado de espalhar fake news e insuflar atos golpistas. Na época, o ministro ordenou que Facebook, Instagram, Telegram, Tik Tok, Twitter e Youtube reativassem os perfis do bolsonarista.
Fábio
11/08/2023 - 09h51
Há pouco tempo Dallagnol foi aos EUA dizendo que traria novidades. Esse senhor aí já foi acusado, por um conhecido jornalista, de ser agente de um dos órgãos de espionagem do governo dos EUA. Glenn é crítico aos democratas, Deltan procurou trumpistas (leia-se associados de Bannon.)… Será que este senhor trabalha para a banda trumpista da CIA?