No DONI semanal são computadas todas as manchetes, chamadas, artigos de opinião, colunas e editoriais que citaram o Governo Federal, o presidente, ou algum personagem ou Instituição do Governo Federal, nas capas e páginas 2 e 3 dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo. Esta semana foram analisados 104 textos.
Gráfico 2. Temas mais presentes na cobertura do Governo Federal
As valências no gráfico estão associadas às posições e ações tomadas pelo presidente ou pelo Governo Federal em relação aos temas. Por exemplo, um texto sobre economia com valência Negativa para Lula significa que o texto versa sobre economia e que a maneira como o presidente nele é tratado é negativa ou desfavorável.
O tema central da semana foi a reunião do Copom e a decisão de reduzir a taxa de juros em 0,5%. Os jornais oscilaram entre críticas à pressão exercida pelo governo para a diminuição da taxa e elogios ao BC por embasar sua escolha em “fundamentos técnicos”. A nomeação de Marcio Pochmann para a presidência do IBGE também permaneceu em destaque na cobertura do governo federal nesta semana, reiterando a crítica de que essa seleção foi motivada por considerações ideológicas. As invasões realizadas pelo MST em diferentes partes do país também foram pautadas pela cobertura dedicada do governo. Segundo as publicações, tais ações do movimento foram impulsionadas por promessas de campanha de Lula não cumpridas.
Para acessar nosso relatório na íntegra, clique aqui.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!