ECNS – China começou a construção da ligação ferroviária de alta velocidade com o Vietnã na terça-feira. Uma máquina de assentamento de trilhos colocou um trilho de 500 metros de comprimento, segundo a mídia doméstica CGTN.
A ferrovia entre Fangchenggang e Dongxing, na Região Autônoma de Guangxi Zhuang, no sul da China, abrange uma distância de 46,9 quilômetros (km) e tem uma velocidade projetada de 200 km por hora. A infraestrutura está sendo construída com condições para atualizar a velocidade de viagem para 250 km por hora no futuro.
O corredor ferroviário facilitará e acelerará a viagem entre a zona econômica do Golfo de Beibu e a Grande Área da Baía e os mercados da ASEAN.
Espera-se que a Ferrovia Fangchenggang-Dongxing tenha todos os trilhos assentados até o final de setembro, e a ferrovia possa entrar em operação até o final de dezembro.
A ferrovia reduzirá o tempo de viagem entre os dois lugares de 60 minutos para 20 minutos e ligará Dongxing, uma cidade de fronteira, à extensa rede ferroviária de alta velocidade de 42.000 km do país.
A Ferrovia China-Laos é atualmente a principal artéria ferroviária da China para a ASEAN. Nos primeiros 20 meses de operação, a ferrovia transportou 19 milhões de passageiros e 23 milhões de toneladas de carga, de acordo com a China Railway.
De 1º de janeiro a 3 de agosto, a ferrovia transportou 2,5 milhões de toneladas de carga transfronteiriça, aumentando o fluxo de mercadorias, incluindo frutas tropicais, minério de ferro, farinha de mandioca e borracha.
O sucesso da Ferrovia China-Laos inspirou outros países da região. Os apelos têm aumentado no Vietnã para construir uma ferrovia expressa Norte-Sul que conecte sua capital Hanói e a cidade de Ho Chi Minh.
Em novembro do ano passado, China e Vietnã anunciaram esforços conjuntos para acelerar o projeto ferroviário Lao Cai-Hanoi-Haiphong, pedindo a conclusão oportuna da revisão do planejamento da ferrovia de bitola padrão Lao Cai-Hanoi-Haiphong, discussões sobre a revisão do acordo ferroviário bilateral de 1992 e consenso sobre o plano de conectividade.
A medida é vista por especialistas chineses como o fim da hesitação de décadas do Vietnã sobre se seria preferível se conectar com a China usando um sistema ferroviário de bitola padrão, que é diferente do sistema ferroviário de bitola métrica do país.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!