Reuters – O presidente russo Vladimir Putin afirmou no sábado que uma iniciativa africana poderia ser a base para a paz na Ucrânia, mas os ataques ucranianos tornavam difícil realizá-la.
Ele falou em uma coletiva de imprensa após se reunir com líderes africanos em São Petersburgo na sexta-feira e ouvir seus apelos para que Moscou avance com o plano deles.
“Algumas disposições desta iniciativa de paz estão sendo implementadas”, disse ele. “Mas há coisas que são difíceis ou impossíveis de implementar.”
A Reuters relatou em junho que a mediação africana no conflito poderia começar com medidas de fortalecimento da confiança, seguidas por um acordo de cessar-fogo acompanhado por negociações entre a Rússia e o Ocidente.
Putin disse que um dos pontos da iniciativa era um cessar-fogo. “Mas o exército ucraniano está na ofensiva, eles estão atacando, estão realizando uma grande operação ofensiva estratégica… Não podemos cessar o fogo quando estamos sendo atacados.”
Sobre a questão de iniciar conversações de paz, ele disse: “Não as rejeitamos… Para que esse processo comece, é preciso haver acordo de ambas as partes.”
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky rejeitou a ideia de um cessar-fogo agora que deixaria a Rússia no controle de quase um quinto de seu país e daria tempo às suas forças para se reagruparem após 17 meses exaustivos de guerra.