A primeira-dama Janja da Silva compartilhou nas redes sociais uma foto com o presidente Lula (PT) e duas cadelinhas adotadas nesta segunda-feira (31), em comemoração ao Dia do Vira-Lata.
“Paris e Resis dando o ar da graça por aqui para avisar que hoje é o Dia do Vira-Lata! Essa data foi criada para conscientizar sobre a adoção de cães sem raça definida e eu posso dizer com toda certeza que adotar um vira-lata é um ato de amor pelo bichinho e por você também. Afinal, essa dupla alegra o nosso dia a dia e deixa a vida mais leve e divertida!”, disse Janja na publicação.
A vira-lata Resistência, de 4 anos, acompanhou a “Vigília Lula Livre”, em Curitiba, quando o presidente estava preso. Ela ficou 580 dias junto aos militantes no acampamento próximo à sede da Polícia Federal na capital paranaense até o final, quando Janja a levou para casa. Na cerimônia de posse de Lula, em 1 de janeiro, a Resistência subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado do casal.
Paris, a outra cachorrinha, também é um cão sem raça definida adotada por Lula e Janja, que não teve sua história revelada, mas a primeira-dama afirma que é sua “companheira de lives” desde o ano passado.
O Dia Nacional do Vira-Lata foi criado para estimular a adoção de cães e gatos e o cuidado com eles. De acordo com os estudos da Radar Pet, os animais SRD (sem raça definida) são os favoritos dos brasileiros: 42% dos cães e 65% dos gatos em residências são vira-latas!