De acordo com o GLOBO, um programa federal para combater o roubo e furto de celulares está sendo desenvolvido pelo Ministério da Justiça e tem previsão de lançamento ainda neste ano.
Para implementar uma “estratégia tecnológica” eficaz contra os criminosos, o Ministério está em diálogo com a Anatel, Febraban e todas as operadoras de telefonia. Um técnico que participa diretamente do programa está envolvido nesse processo de planejamento.
De acordo com o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, ocorreram 1 milhão de casos de roubo ou furto de celulares no Brasil.
No período de um ano, o Brasil experimentou um aumento significativo de 16,6% nos casos de roubo ou furto de celulares. Os registros subiram de 853 mil ocorrências em 2021 para 999,2 mil no ano passado. Isso equivale a uma média de 114 celulares roubados por hora em todo o país, aproximadamente 2 casos a cada minuto.
Durante a pandemia da Covid-19, o roubo e furto de celulares aumentou significativamente, impulsionado pelo crescimento do comércio eletrônico através de aplicativos móveis. No Brasil, esse aumento também pode ser atribuído à introdução do sistema de pagamentos Pix, que tornou as transferências de valores mais fáceis por meio dos aplicativos bancários.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!