Neste domingo (30), Anrdriy Yermak, chefe de gabinete do presidente da Ucrânia, Voldymyr Zelensky, declarou que a Arábia Saudita sediará negociações de paz com o objetivo de unir o mundo ao redor da Ucrânia.
Yermak explicou que estão preparando uma reunião entre assessores de líderes de Estados para tratar a respeito da implementação da Fórmula da Paz de Zelensky, que acontecerá em breve, no país do Oriente Médio.
Segundo destacado pelo The Wall Street Journal, a conferência de negociações contará com a presença da Ucrânia, nações ocidentais e países em desenvolvimento, incluindo Índia e Brasil.
O jornal completou informando que a reunião deve ocorrer na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, entre os dias 5 e 6 de agosto, ainda essa semana. No entanto, não houve confirmação de Yermak sobre datas específicas para o encontro.
O chefe de gabinete ressaltou que “cada ponto da Fórmula da Paz está sendo discutido em formato individual e em grupo com representantes de mais de 50 países do mundo quase semanalmente”.
O planejamento envolve várias fases cruciais: uma abordagem abrangente para a segurança nuclear, estratégias para fortalecer a segurança alimentar, a criação de um tribunal especial para julgar possíveis crimes de guerra cometidos por parte russa e, por fim, a busca por um tratado de paz duradoura com Moscou.
No último sábado, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que Moscou sempre esteve disposta a negociar a paz com a Ucrânia. Ele enfatizou a necessidade de um acordo mútuo para dar início ao processo de encerrar o conflito, porém ressaltou as dificuldades em alcançá-lo enquanto o exército ucraniano estiver em ofensiva.
Zelensky queria inicialmente se encontrar com Putin para negociações de paz, mas agora descarta qualquer diálogo enquanto as tropas russas ocuparem o território ucraniano, alegando que isso apenas “congelaria” o conflito e o sofrimento causado pela invasão.
(Informações de Mariya Knight e Jonny Hallam)