Neste domingo (30), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a guerra da Ucrânia está “retornando gradualmente” para o território russo.
“A agressão russa falhou no campo de batalha. Hoje é o 522º dia da chamada ‘operação militar especial’, que a liderança russa esperava durar uma ou duas semanas”, afirmou Zelensky.
“A Ucrânia está ficando mais forte. Gradualmente, a guerra está voltando ao território da Rússia – a seus centros simbólicos e bases militares, e este é um processo inevitável, natural e absolutamente justo”, completou o presidente.
Porém, Zelensky alertou que a Rússia ainda pode atacar a infraestrutura energética da Ucrânia durante o inverno, como fez ano passado provocando um efeito devastador. Neste domingo, o presidente se reuniu com autoridades regionais para discutir os preparativos para possíveis cenários.
Também neste domingo, a Rússia disse ter derrubado três drones ucranianos que tentavam atacar a capital, foi o segundo ataque relatado a Moscou em uma semana. Nos últimos meses, o governo russo declarou que mísseis ucranianos atingiram cidades a quilômetros da fronteira e incursões de combatentes russos anti-Kremlin alinhados com Kiev.