Ucrânia muda data oficial do Natal fugindo de ‘herança russa’

Foto: Vladyslav Musiienko/Reuters A Ucrânia mudou o feriado

Nesta sexta-feira (28), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinou um decreto mudando seu feriado oficial de Natal do dia 7 de janeiro para 25 de dezembro, na tentativa de se distanciar da Rússia.

 Em uma nota explicativa incorporada à lei, foi dito que o objetivo é abandonar a herança russa de imposição à celebração do Natal no dia 7 de janeiro. Também é mencionado que essa atitude faz parte da luta ucraniana para preservar sua identidade e do desejo dos cidadãos de viver suas próprias tradições e feriados.

A lei também muda a data de mais dois feriados: o Dia do Estado Ucraniano, de 28 para 15 de julho, e o Dia dos Defensores, de 14 de outubro para 1° de outubro. 

A Igreja Ortodoxa Russa, que reivindica domínio sobre a Ortodoxa Ucraniana, e outras igrejas Ortodoxas do Ocidente continuam a usar o antigo calendário juliano, no qual o Natal é comemorado 13 dias depois do dia 25, em 7 de janeiro. 

Na Ucrânia, a religiosidade está dividida há algum tempo. No cristianismo ortodoxo do país, existem dois grupos: um alinhado com a igreja russa e outro completamente independente dela. No início deste ano, a Igreja Ortodoxa da Ucrânia anunciou que estava mudando para o calendário gregoriano, no qual a comemoração do Natal é no dia 25 de dezembro.

No sábado, a agência de notícias estatal russa RIA Novosti relatou que a Igreja Ortodoxa rival, alinhada com a Igreja Ortodoxa Russa, prometeu continuar celebrando o Natal em 7 de janeiro.

Ana Clara Nascimento:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.