Nesta sexta-feira (28), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou o desejo de se reunir com ele em breve para tratar de questões relacionadas ao clima.
“Lula do Brasil quer se reunir comigo em breve porque vocês sabem que há mais carbono absorvido do ar na Amazônia do que todo o carbono admitido nos Estados Unidos atualmente. Adivinhem só, eles estão tendo problemas”, afirmou Biden em um evento de campanha. O presidente dos Estados Unidos não deu informações, porém, de onde e quando será seu encontro com Lula.
No mês de junho, Lula apresentou um plano com a promessa de erradicar o desmatamento ilegal na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, até o ano de 2030.
Na quinta-feira (27), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, revelou que o presidente Biden convidou Lula para participar de um evento conjunto com foco na “defesa do trabalho decente”.
De acordo com Padilha, esse evento será uma das atividades planejadas para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro. A expectativa é que esse compromisso seja realizado logo após a abertura do encontro principal.